...

Chargement de page... Patience!



Trop long? Cliquez ici
 

LES MESSAGES: Liste | Nouveau
VOTRE COMPTE: Création | Identification
OPTIONS: FAQ | Rechercher | Annuaire
 
Les 4000 photos
Les 30 dernières
Envoyer des photos
 
Dialoguer
en direct
(après login)
Personne
 
Sujet:  SOS Santa Maria
Nouveau message
Répondre
Retour à la liste
Voir le sujet précédent :: Voir le sujet suivant  
Auteur Message
pier2



Inscrit le: 03 Mar 2007
Messages: 2
Localisation: le havre(France)

Créé le: 03 Avr 2008 18:49   
Sujet du message: SOS Santa Maria


sosstamaria.blogspot.com

allez jeter un oeil cela ne s'arrange pas pour eux non plus. :cry
Revenir en haut
Gaete
Invité





Créé le: 04 Avr 2008 7:28   
Sujet du message: sos santa maria


voici + d'infos sur le sujet:

Espargos, 01 Abr (Inforpress) - O edil salense, Jorge Figueiredo disse, esta manhã, que vai a interrupção do negócio feito pelo Executivo e que se traduziu na venda de praticamente tudo o que resta dos terrenos em Santa Maria , ao Grupo Turinvest.


Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal do Sal revelou que apresentar uma queixa na Procuradoria Geral da República (PGR), contra o Governo, solicitando a anulação do acto praticado pelo Executivo diz que ter tomado conhecimento através do B.O nº10, I Série de 10 de Março de 2008.

Figueiredo revela que, na sua totalidade, se trata de mais de um milhão de metros quadrados de terrenos vendidos ao grupo liderado por Andrea Stefanina, só em Santa Maria.

Segundo ele, esta é uma área superior à própria vila, o que deixa a ?futura cidade sem quaisquer possibilidades de expansão?.

Para ser mais preciso, o autarca revela que, através da referida Convenção de Estabelecimento, o Governo vende ao grupo todos os terrenos restantes a Oeste da vila, que vem desde o Hotel Riu Funaná até à primeira rotunda da vila de Santa Maria.

Terrenos que aliás, explica, se encontram dentro do corredor de areia, parte da zona norte da vila turística, e ainda mais 689 mil metros quadrados dos terrenos da zona Este daquela localidade, integrados pela Praia António Sousa, Igrejinha e Ponta Sirene.

A respeito deste assunto, o edil salense referiu que várias entrevistas foram encetadas com membros do Governo, tendo também um plano de expansão da Vila de Santa Maria sido, igualmente, entregue, demonstrando que a pretensa venda dos referidos terrenos seria ?altamente? lesiva para os santamarienses e para a ilha do Sal.

Figueiredo vai mais longe dizendo que, há vários anos, a CMS submeteu ao Governo um pedido de transferência desses terrenos para o município do Sal, como forma de satisfazer os cerca de 3 mil pedidos de lotes apresentados pelos munícipes e destinados à construção de habitação própria.

Entretanto, o Governo ?decidiu ignorar os insistentes pedidos da câmara e avançou com a referida venda ao Grupo Stefanina postergando e ignorando os interesses dos munícipes salenses?, disse.

Conforme Figueiredo, esta venda inviabiliza qualquer possibilidade de expansão da vila de Santa Maria e qualquer possibilidade de satisfazer os diversos pedidos de terrenos por parte das camadas mais desfavorecidas.

Disse ainda que o Governo não indicou o preço pelo qual vendeu os terrenos à Turinvest mas tem conhecimento de que foi no valor de 200 escudos o metro quadrado.

Denunciou, igualmente, que o mesmo grupo tem terrenos da mesma classe à venda na Internet, por preço superior a 33 mil escudos o metro quadrado, sem que tenha feito, nos mesmos terrenos, qualquer investimento.

Considerando esta medida ?altamente? lesiva para os interesses da ilha e dos munícipes, Jorge Figueiredo, apela à população salense para manifestar o seu repúdio perante aquilo que diz ?mais este acto de desrespeito? para com a ilha e seus munícipes.

et maintenant la réponse de Turinvest:

Espargos, 02 Abr (Inforpress) ? A Turinvest Holding reagiu esta quarta-feira às declarações do presidente da Câmara Municipal do Sal ponde em causa à transparência do processo de venda, pelo Governo, de terrenos em Santa Maria essa empresa.


A Turivest, empresa do Grupo Stefanina promete levar o edil salense ao Tribunal por considerar que as acusações feitas por Jorge Figueiredo constituem um crime de ofensa a pessoa colectiva.

Em conferência de imprensa no fim da manhã de hoje, o presidente da Turinvest, Andrea Vitafinzi, desmente que o grupo tenha comprado terrenos de áreas destinadas à expansão urbana de Santa Maria, anotando que os terrenos adquiridos situam-se dentro da ZDTI, isto é, ?destinadas especificamente? a empreendimentos turísticos, e algumas até datam de 1993.

Ainda segundo Vitafinzi, uma simples visão do mapa da Zona mostra que é falso dizer que não existem áreas de expansão urbana em Santa Maria , uma vez que ?encontra-se livre a zona 5 na projecção para o norte da Vila e para onde ela se vem expandindo?.

Referindo-se á acusação feita por Jorge Figueiredo de que o Grupo teria comprado terrenos a 200 escudos o metro quadrado, Vitafinzi diz, que pelo contrário, eles foram adquiridos ao ?mais alto preço? de que todos os outros vendidos pelo Estado na ilha do Sal.

?É falso e injusto afirmar que o Grupo faça especulação de terrenos. Primeiro porque a comercialização que o Grupo faz é de terrenos infra-estruturados, com elevados investimentos acordados com as autoridades competentes. Depois, como é público e notório, o Grupo é, seguramente e desde 1993, o maior investidor em Cabo Verde em sectores produtivos?, manifestou.

Conforme Andrea Vitafinzi, o Grupo Stefanina foi o pioneiro em Cabo Verde no investimento turístico, tendo desempenhando ?sem falsa modéstia?, um papel determinante na descoberta de Cabo Verde como destino turístico.

Sendo o maior grupo privado no país no sector turístico e imobiliário turístico, ?o Grupo tem tanto direito como muitos outros investidores de adquirir terrenos colocados à venda para os referidos fins?, anotou.

O presidente do Grupo Stefanina disse ainda ser falso que Jorge Figueiredo só tenha tomado conhecimento da venda da Ponta Sirene, à Turivest pelo Boletim Oficial.

Justifica tal afirmação dizendo que ?há mais de ano e meio que representantes do Grupo falaram com ele sobre o assunto e apresentaram-lhe o respectivo ante projecto?.

Aliás, Vitafinzi, recorda que a questão chegou a ser suscitada na Assembleia Municipal do Sal aquando da apresentação o plano da expansão de Santa Maria. ?O plano foi elaborado sabendo o Dr. Jorge Figueiredo que o terreno havia sido vendido ao Grupo?, sustentou.

Segundo Andrea Vitafinzi as declarações de Figueiredo constituem ?mera continuação da postura agressiva, injusta e injustificada? que manteve em relação ao Grupo ao longo dos últimos quatro anos com ?grandes danos económicos e de imagem para a ilha e para o país, por puras razões pessoais e ideológicas de quem vê mal o investimento e a iniciativa privada, em geral, mas sobretudo de estrangeiros em Cabo Verde ?.

Finalmente, o líder do Grupo Stefanina, alerta às autoridades competentes para a ?gravidade da situação criada por Jorge Figueiredo que prejudica, significativamente, o ambiente de negócios na ilha do Sal e em Cabo Verde?.

Entretanto, porque considera que as declarações do presidente constituem um crime de ofensa a pessoa colectiva, vai apresentar, contra ele, a correspondente queixa-crime em tribunal.
Revenir en haut
Jean-Claude



Inscrit le: 16 Jan 2008
Messages: 52
Localisation: France-Ouest

Créé le: 04 Avr 2008 11:52   
Sujet du message: Traduction SVP


Si y'a rien à cacher, merci de traduire la substantifique moelle!
J Claude
Revenir en haut
Montrer les messages depuis:   
Nouveau message
Répondre
Retour à la liste

© 2003-2024 Mindelo Infos :: Rédaction & réalisation: Mic Dax (Studio DurmiPtinzim) ::
Reproduction interdite :: Opinions sous la responsabilité de leurs auteurs